• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Operação Wallet: DEIC desencadeia ação contra grupo de tráfico de drogas utilizando criptomoedas

Ação coordenada pela Delegacia de Repressão a Entorpecentes visa desmantelar organização criminosa que utiliza carteiras de criptoativos para movimentar recursos do tráfico

Nesta segunda-feira (28), a Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC) deflagrou a Operação Wallet, uma ação estratégica para combater um grupo envolvido em tráfico de drogas que utiliza carteiras de criptoativos (WALLET) para movimentar grandes volumes de recursos ilícitos.

O nome da operação faz referência ao modo como os investigados têm operado, valendo-se de dezenas de carteiras de criptomoedas para armazenar e transferir os recursos provenientes do tráfico de drogas. Essa estratégia busca dificultar o rastreamento das transações e a identificação dos envolvidos.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Esse não é o primeiro confronto da polícia com essa organização criminosa. Em 2019, a DRE/DEIC/SC já havia prendido membros do grupo com uma grande quantidade de cocaína, drogas sintéticas, malas de viagem contendo cerca de 5kg de cocaína cada, além de equipamentos utilizados na produção de drogas sintéticas.

A investigação da Operação Wallet teve início em 2022, após constatar que o mesmo grupo que foi detido em 2019 ainda estava ativo no tráfico de drogas e no envio de cocaína em malas de viagem.

Durante o curso da investigação, surgiram indícios de que essa organização poderia estar envolvida no caso da cidadã brasileira presa na Indonésia, em dezembro de 2022, com uma mala contendo cocaína em um compartimento falso.

Nessa operação, estão sendo cumpridas diversas ordens judiciais, incluindo:

  • Bloqueio de 16 carteiras (Wallet) de criptomoedas em uma das maiores corretoras do mundo;
  • 32 mandados de busca;
  • 17 mandados de prisão;
  • Bloqueio de 15 contas bancárias;
  • Bloqueio de empresas;
  • Apreensão de veículos.

Os mandados estão sendo executados em diferentes cidades da região, abrangendo Florianópolis, São José, Biguaçu, Imbituba, Camboriú e Navegantes.

A Operação Wallet representa mais um esforço das autoridades em combater a criminalidade que busca se valer das inovações tecnológicas para perpetuar suas atividades ilícitas. O desdobramento das ações e os resultados obtidos serão divulgados à medida que as investigações avançarem.

Click CamboriúPolíciaOperação Wallet: DEIC desencadeia ação contra grupo de tráfico de drogas utilizando...
PUBLICIDADE

Últimas notícias